Células

05/12/2017 - O Escudo da Fé

 

ESTUDO DA CÉLULA

      

 

O Escudo da Fé

 

Pr. José Gino Borges

 

 

05 de Dezembro 2017

 

 

Reflexão

 

 

RESUMO DA MENSAGEM

 

Texto: Hebreus 11.1: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.” Apesar de a palavra “fé” aparecer apenas duas vezes no Antigo Testamento (Dt 32.20 e Hc 2.4), trazendo o sentido de “confiança em Deus” e “fidelidade ao Senhor”, a base da verdadeira fé está por traz de todas as suas profecias e suas belíssimas histórias. Encontramos a expressão “confiar no Senhor” em muitos Salmos, por meio dos profetas e nos livros poéticos, trazendo-nos a conotação da genuína fé (Sl 37.3, 5; Pv 3.5). Logo no início da história do povo de Israel, vemos o patriarca Abraão, que foi chamado o “pai da fé” – por causa de suas experiências com Deus e por suas atitudes em escolher obedecer-lhe. O texto nos diz: “Abraão creu em Deus e isto lhe foi imputado para justiça.” (Gn 15.6). No Novo Testamento vamos encontrar a palavra “fé” mais de 240 vezes, levando o homem ao conhecimento de Deus (2Co 4.6; Ef 4.13), ao seu plano de salvação (Ef 2.8) e à ética da vida cristã (com base em sua Palavra: Mt 5, 6, 7). Quanto à salvação, a fé é a atitude de abandono de toda confiança nos próprios esforços (que são inúteis – Ef 2.9) e a entrega total a Cristo (Gl 2.20), em plena confiança e dependência absoluta dele.

A fé cristã nos fala de fatos. Cremos: 
·    Na encarnação de Cristo (1Tm 3.16).
·    Na sua morte (Rm 14.9).
·    Na sua ressurreição (Rm 8.34).
·    Na sua ascensão aos céus (At 1.11).
·    No seu retorno à Terra, primeiramente, para nos arrebatar para o seu Reino de glória (1Ts 4.13-18). 
·    Cremos que Jesus Cristo voltará pela segunda vez, destruindo todos os poderes malignos e humanos (do anticristo, do falso profeta…), e implantará aqui o seu Reino, que não terá fim (Ap 20.4). A fé cristã não consiste apenas em um rol de mandamentos ou fatos, mas em se depositar a confiança na pessoa de Cristo (Cl 1.27), recebendo todas as bênçãos decorrentes dessa confiança e tendo um relacionamento interior constante com o Deus Todo-Poderoso.

 

COLOQUE EM DISCUSSÃO

 

1-     O que significa viver pela fé?

·         Viver pela fé é uma característica do povo de Deus, mostrando que o crente caminha vendo o invisível (Hb 11.27), crendo no impossível aos olhos humanos (Mc 9.23), praticando o amor (1Co 13.1-8), que é a essência da vontade de Deus (Jo 15.17) e que se manifesta na vida cotidiana do cristão.

2-       Você tem andado por fé? Seus olhos estão postos confiantemente no Senhor? Você tem se alimentado de sua Palavra e tem vivido de acordo com os seus ensinos? (Respostas Variadas).

 

3-     Por que a fé é um escudo para o Cristão?

·         A fé em Deus é um escudo que nos protege dos dardos inflamados do maligno (Ef. 6:16)

·         Protege a nossa mente dos ataques de culpa, cobiça, ódio, etc. Quando estamos debaixo da proteção de Deus e de seus ensinamentos.    

4- O que mais esta mensagem falou ao seu coração?

 

AVISOS

 

  • Vem aí a Festa da Virada. Incentive seus liderados a participar. Contamos com a presença de todos.

CONCLUSÃO

 

Nós vivemos de toda palavra que sai da boca de Deus, que é alimento para o nosso coração, cujas verdades nos fortalecem, pois ele crê: 
·    Em Deus Pai, criador dos céus e da terra (nosso provedor e sustentador de nossa existência)
·    Na Palavra de Deus, em suas promessas e na revelação que nos dá do próprio Deus (que nos alimenta, fortalece e oferece proteção para resistir ao mal)  Em Jesus Cristo como o nosso único e suficiente Salvador (que virá, em breve, para nos arrebatar e levar para o seu Reino glorioso)
·    No Espírito Santo que habita em nós, nos regenera, santifica, guarda e ensina toda a verdade divina.
Portanto, é fundamental para todo crente a leitura diária, como alimento espiritual, da Palavra de Deus e o exercício da fé, na prática diária dos seus ensinos, entre os nossos familiares, amigos, vizinhos e do próximo que passa por nós todos os dias.