Células

20/02/2018 - A mulher do fluxo de sangue

 

ESTUDO DA CÉLULA

        

 

A Mulher do Fluxo de sangue

 

Pr. José Gino Borges

 

 

19 de fevereiro de 2018

 

RESUMO DA MENSAGEM

 

Texto: Mateus 9:19-22 Com esta passagem vemos uma emocionante história de fé em ação. As mulheres no primeiro século eram naturalmente vistas como inferiores aos homens. Esta mulher em questão, nem pelo seu nome era conhecida. Ficou marcada apenas pela “mulher do fluxo de sangue”. Mateus informa que ela estava enferma havia 12 anos. Tinha gastado todos os seus bens com médicos, buscando a cura, sem sucesso. Todo aquele que tocasse uma mulher com fluxo de sangue seria considerado impuro.

 

Entretanto, a dor maior era talvez não da doença física, mas da doença social. Não podia se relacionar, tinha que viver sem amigos, não poderia se casar. A própria família evitaria contato com ela. Por isso, a mulher vivia uma busca incessante por sua cura, de médico em médico. Ela então consome todo o seu patrimônio em busca da cura, durante doze anos. E aí o motivo de ficar presa em casa, pois se tocasse em alguém, corria o risco de ser apedrejada, pois era imunda.

 

Porém, quando ouviu falar que o Messias prometido, Jesus, estava por perto, a fé genuína se acendeu no seu coração. Mateus 9:21 fala do seu pensamento: “porque dizia consigo: Se eu tão somente tocar a orla das suas vestes, ficarei sã.” Ela tem um esforço arriscado de fé. Resolveu em seu coração que sairia de casa e, sem ninguém que pudesse ajudá-la, ela se achega a Jesus, buscando tocar-lhe a orla das vestes. Lucas 8:45 informa: “E disse Jesus: quem é que me tocou? Pedro, que estava com Jesus, retrucou: A multidão te aperta e te oprime e dizes: Quem é que me tocou?”

 

O que Pedro não entendia era que aquele toque era diferente, era especial. “Quem me tocou”? Enquanto os demais, movidos por curiosidade, superstição e pensamentos naturais apertavam e oprimiam a Jesus. A mulher, com firmeza e determinação, tocara o coração do Mestre. Não podia tocar nem ser tocada. Ela ouviu falar de jesus. Das obras de poder, seus milagres. Das obras de amor, do seu amor pelas pessoas. Das obras de bondade, sua compaixão pelos necessitados. Talvez até tenha vibrado de alegria num lugar solitário da sua casa: - vou ficar curada! Acabou o meu sofrimento de doze anos -, profetizou a mulher.

 

Ela não podia compartilhar a sua alegria; ninguém a compreenderia. O medo de ser apedrejada, sentimento de inferioridade, impureza a vergonha da enfermidade ainda faziam parte de sua vida. Ao declarar perante todo o povo que tocara em Jesus, vencera a si mesmo e vencera a multidão. Antes mesmo de a mulher tocar em Jesus, ela foi profundamente tocada por ele. O milagre aconteceu porque havia elementos sobrenaturais movendo nos céus. Arrependimento, a sua fé em ação, determinação, perseverança. A fé precisa de ação.

 

 

COLOQUE EM DISCUSSÃO

 

         1.      A mulher do fluxo de sangue teve que vencer o preconceito, o medo, o julgamento. Ela precisou de uma cura profunda e exercitar a fé para ser curada. Em sua vida você já passou por alguma situação em que precisou vencer e chegar onde você se encontra hoje? (respostas variadas).  

 

2.       Ainda hoje tem em sua vida alguma área que você precisa de cura para que a sua bênção seja completa? O que te aflige? (respostas variadas)

 

 

  1. A mulher do fluxo de sangue tinha três coisas fundamentais que fizeram a diferença para que ela saísse daquela situação:
  • Determinação
  • Persistência
  • Fé em ação

 

  1. O que mais falou ao seu coração nesta mensagem? Respostas variadas.

 

 

AVISOS

 

  • Casamento comunitário próximo sábado dia 24/02 às 19:30

 

CONCLUSÃO

 

A bíblia diz em Hebreus 11:1 “Sem fé é impossível agradar a Deus.” Ao praticar estas verdades são vencidos os medos, os fracassos, e tudo mais que nos impedia de chegar a Jesus. Ele sempre está disposto a transformar vidas, demonstrando o seu amor e poder.  Que a partir de hoje você possa colocar a sua fé em ação e crer que o Senhor fará em sua vida infinitamente mais do que você possa pensar. Creia, Confie e Persevere. Tenha uma semana abençoada. Shalom.