Células

06/03/2018 - A Ceia do Senhor

 

ESTUDO DA CÉLULA

      

 

Os benefícios da Ceia do Senhor

 

DINÂMICA – Logo após o estudo faça uma oração e celebre a ceia do Senhor com todos da célula!!!

 

Pr. Zilda Borges

 

 

 

 

06 de março de 2018

RESUMO DA MENSAGEM

 

Texto: Coríntios 11,23-26. “A ceia do Senhor não é um ritual, entretanto, quando não discernimos o corpo e o sangue ela pode se tornar um ritual. A ceia é um memorial da morte e da ressureição de Cristo. Jesus, quando estava na Terra, fez grandes milagres, sendo que a maioria deles foi a cura do corpo físico. Se essa não é a vontade de Deus, qual seria? Na realidade, Ele quer nos curar; Ele quer te salvar te dar saúde e muito mais além do que você deseja. Ele colocou em nossos corações o desejo de sermos curados. Quando o primeiro homem (Adão) pecou, o mundo inteiro ficou debaixo do pecado e das maldições; a humanidade ficou decaída, doente, fraca, tendo como condenação a morte. Jesus - o segundo Adão -, veio ao mundo para nos salvar, nos libertar, curar as nossas feridas e nos dar vida com abundância e vida eterna.

 

A importância da ceia relaciona-se com o passado, o presente e o futuro

SUA IMPORTÂNCIA NO PASSADO: Através da ceia do Senhor, participamos e recebemos as bênçãos da salvação da parte de Deus, provenientes do sacrifício de Jesus na cruz por nós.

SUA IMPORTÂNCIA NO PRESENTE: A ceia do Senhor é um ato de comunhão com Cristo e com os irmãos. Ele, como anfitrião, se faz presente de modo especial; é o momento de reconhecimento e proclamação da nova aliança, reafirmando o senhorio de Cristo e o nosso compromisso de fazer a sua vontade, de permanecermos leais, de resistir ao pecado e de identificar-nos com a missão de Cristo.

SUA IMPORTÂNCIA NO FUTURO: A ceia do Senhor é um antegozo do Reino futuro de Deus e do banquete messiânico futuro, quando todos nós, os crentes, estaremos presentes com o Senhor. A ceia é um método de Deus para saúde e cura do nosso corpo, para restauração da nossa alma, fortalecimento do nosso corpo. (João-6,54)

 

COLOQUE EM DISCUSSÃO

 

  1. (Josué 4,7 - Então lhes direis que as águas do Jordão se separaram diante da arca da aliança do Senhor; passando ela pelo Jordão, separaram-se as águas do Jordão; assim, estas pedras serão para sempre por memorial aos filhos de Israel.) Em poucas palavras, descreva o que é um memorial para você?  (1 Cor. 11: 26) - respostas variadas

 

 

  1. (Por que o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor? 1 Coríntios 11:29)

Paulo estava exortando a igreja de Coríntios que iam para a ceia somente para comer e beber. Para você, o que é discernir o corpo de Cristo? Qual é a condenação de que Paulo fala? (respostas variadas)

 

 

  1. Quando tomamos a ceia com discernimento e dignidade, quais são os benefícios que recebemos?
  • Cura do nosso corpo físico (Is: 53, 4)
  • Fortalecimento espiritual  (Ef. 6, 10)
  • Renovação do nosso entendimento pelo pão da vida, Jesus (Rm. 12,2)
  • Unidade na fé (Ef. 4,5)

 

  1. O que mais falou ao seu coração nesta mensagem? Respostas variadas.

 

 

AVISOS

 

  • ATENÇÃO: Semana de comemoração do aniversário da igreja, amanhã, quarta feira, dia 07, venha participar conosco!
  • E domingo, dia 11, teremos a presença do Pr. Lucinho Barreto – FIQUE LIGADO!!!
  • Propósito de Oração (Gideões) Pelo Grupo Efatá - Louvor, Dança, Teatro e Coral – Pelos pastores e seus filhos – Pela igreja e os cultos que serão realizados.

CONCLUSÃO

 

A ceia do Senhor antevê a volta eminente de Jesus para buscar o seu povo (Cor.11, 26) e ensina a oração “Venha o Teu Reino” (Mt: 6,10 – Ap: 22,20). Na ceia do senhor toda essa importância acima mencionada só passa a ter significado se chegarmos diante do Senhor com fé genuína, oração sincera e obediência à palavra de Deus e a sua vontade. Que nesta semana o Espírito Santo te encha com a unção que desce dos céus, te console, te conceda poder e dons, te guie em toda a verdade, ilumine a sua mente, te restaure, te santifique e te transforme. Seja frutífero, faça atos de bondade e receba a alegria do Senhor!