Células

20/03/2018 - João, um líder visionário

ESTUDO DA CÉLULA

         

João, um líder visionário

Pr. José Gino Borges

20 de Março de 2018

 

  RESUMO DA MENSAGEM

 

Texto: Apocalipse 1:9-20. João era um líder visionário que se negou a morrer antes que tudo tivesse feito. O apóstolo João viveu uma extraordinária vida de serviços a Jesus Cristo. João tronou-se um respeitável líder da Igreja de Jerusalém. Além do Apocalipse, ele também escreveu o Evangelho de João e as três cartas do Novo Testamento que levam o seu nome. João desfrutou de uma vida plena de serviço a Cristo, mas, antes de morrer, Deus quis lhe dar mais um compromisso, o de ser Profeta. Durante a parte final de sua vida, enquanto esteve exilado na ilha de Patmos, ele escreveu o livro de Apocalipse, uma detalhada profecia do embate final entre o bem e o mal.

 

Depois de cumprir pena na ilha de Patmos, terminou seus dias na cidade de Éfeso, onde até hoje tem as ruínas de uma igreja que leva o seu nome. João devotou a si mesmo para fazer aquilo para que tinha sido chamado: servir a Deus. João viu o seu próprio corpo, sua própria vida, como extensão dos propósitos de Cristo. Líderes sábios conservam em suas mentes que cada dia que Deus lhes dá aqui na terra deve ser usado para glória de Jesus.

 

Deus não une pessoas. Deus une propósitos. Se o seu cônjuge não tem propósito de servir a Deus, você terá uma vida baseada numa comunhão carnal. Romanos 8:8 nos diz: “Portanto os que estão na carne não podem agradar a Deus”. Aquilo que você vê com os olhos da fé será o que você vai conseguir. João teve uma visão. Uma visão sempre guia os líderes, especialmente quando eles sabem que a fonte dela é Deus.

 

Existem qualidades em uma visão divina: 1- A visão é revelada, 2- A visão não compete com ninguém, mas completa os outros, 3- A visão prende aquele que a tem, ela não é opcional; ela não pode ser extraída de minha própria mente.  4- Seu objetivo não é fazer dinheiro, mas resolver problemas. 5- Seu sucesso não depende de estar adiante dos outros, mas em servir os outros. 6- Ela primeiro me faz parar, e depois agir. 7- Seu cumprimento está não em encontrar-se à frente dos demais, mas em ser obediente. 8- Seu propósito não é alimentar meu ego, mas sim glorificar a Deus.

 

O Cordeiro de , que veio da sua imolação, agora está assentado junto ao trono, muito acima de qualquer outro líder. Filipenses 2:9 diz - “Por isso Deus também o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo o nome”. Jesus é o maior de todos os exemplos de liderança; ele foi obediente em tudo e humildemente cumpriu sua missão aqui na terra. Quando abrimos mão e obedecemos, cumprimos o chamado do Senhor em nossas vidas. Os grandes líderes abriram mão de sua própria vida, de confortos, matérias, para cumprir um chamado, uma missão. Abraão deixou sua terra e tornou-se pai de muitas nações; Moisés deixou a riqueza do Egito e se tornou o libertador de Israel; os discípulos de Jesus deixaram tudo o que tinham e se tornaram líderes da Igreja. Paulo deixou de ser líder dos fariseus e tornou-se o maior apóstolo da história. Jesus Cristo sacrificou a sua vida e é o Senhor do universo.

 

COLOQUE EM DISCUSSÃO

 

  1. A que você renunciou para que possa cumprir o propósito de Deus em sua vida? (respostas variadas)
  2. João foi arrebatado em espírito na Ilha de Patmos e ouviu uma grande voz, como de trombeta; “O que vês escreve-o às sete igrejas que estão na Ásia”: A Éfeso; e a  Esmirna; e a Pérgamo; e a Tiatira; e a Sardes; e a Filadélfia; e a Laodicédia. O que Jesus reprova em uma igreja e na vida de um servo de Deus? Ap 2
  • Quando a igreja diminui a sua profunda devoção pessoal a Deus. Deixa o primeiro amor.
  • Que se desvia da fé bíblica.
  • Que tolera mestres e dirigentes imorais.
  • Que se torna espiritualmente morta, ou morna.
  • Que substitui a verdadeira espiritualidade, pureza, retidão e a sabedoria espiritual por sucessos e recursos materiais.

 

  1. O que Jesus aprova em uma Igreja?
  • Que não tolera o ímpio em seu meio, como parte dela.
  • Que persevera na fé, no amor, no testemunho de Jesus Cristo.
  • Que abomina aquilo que Deus abomina.
  • Que vence o pecado, Satanás e o mundo.
  • Que não aceita conformar com a imoralidade do mundo, nem com o mundanismo dentro da igreja.
  • Que guarda a palavra de Deus.

 

  1. Quais são as áreas que você identifica em sua vida e na Igreja que precisamos de melhorar? Respostas variadas.
  2. O Que mais esta mensagem falou ao seu coração?

 

 

AVISOS

 

  • Cavalgada Gospel no próximo dia 30. Faça já sua inscrição.
  • Festa Country no dia 31. Venha participar conosco desta grande festa. Dê seu nome na livraria até domingo (25). Contribua com os ingredientes que serão arrecadados e um refrigerante.

 

CONCLUSÃO

 

Jesus é retratado como Rei Todo Poderoso, vitorioso na guerra e glorioso na paz. Ele não é apenas um humilde mestre terreno. Ele é glorioso na paz. Ao ler a descrição dessa visão, temos a convicção de que suas palavras são mais que um simples conselho; elas representam a verdade que procede do Rei dos Reis. Não leia sua mensagem apenas pelo seu interessante e admirável retrato do futuro. Deixe que a verdade de Cristo penetre em sua vida, aprofunde a fé que você tem nEle e fortaleça seu compromisso de segui-lo, custe o que custar. A volta de Jesus está eminente e todos nós precisamos nos preparar e encher-nos do azeite. Nesta semana, conquiste uma vida pra Jesus.