Células

27/03/2018 - Comunicação Eficaz

ESTUDO DA CÉLULA

        

Comunicação Eficaz

Pr. José Gino Borges

27 de Março de 2018.

 

  RESUMO DA MENSAGEM

Texto: Gênesis 2:15-17. Em Gênesis capítulo 3, vemos o primeiro homem falhando em uma área que é crucial para todos os seres humanos: a comunicação. Ao falhar na comunicação efetiva com a sua esposa, Adão desempenhou mal o seu papel de primeiro líder espiritual da raça humana. Deus disse claramente a Adão que certa árvore se encontrava fora dos limites: “De toda árvore do jardim comerás livremente”. Deus lhe disse: “Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás. Porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.

No momento em que Adão recebeu este mandamento de Deus, Eva não estava presente. Segundo Gênesis 2, ela ainda não havia sido criada. Consequentemente, cabia a Adão passar adiante o que Deus tinha dito. Pergunta: Por que Adão não comunicou claramente as instruções de Deus a Eva? Por que houve quebra na linha de comunicação? Certamente, Eva não entendeu completamente o que aconteceria se ela comesse da fruta proibida. Vamos ver sua resposta confusa dada à serpente: Disse Deus: “Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais”. Gênesis 3:3 Eva acrescentou a frase “Nem tocareis nele para que não morrais”. Deus nunca disse tal coisa, portanto, de onde Eva conseguiu uma informação deturpada?

Talvez possamos entender bem, pela mensagem a Garcia.  A comunicação entre Adão e Eva foi deturpada de maneira semelhante. Sua mensagem se perdeu por cinco motivos básicos: 1- Adão ignorou alguns detalhes na mensagem que deveria comunicar. 2- Ele permitiu que a voz de Eva o influenciasse mais que a voz de Deus. 3- Ele falhou em ser responsável na sua comunicação. 4- Ele esqueceu o que Deus tinha dito a respeito das consequências da desobediência. 5- Ele não assumiu a responsabilidade pelos resultados da sua comunicação falha.

 

COLOQUE EM DISCUSSÃO

  1. Observando a falha de comunicação de Adão e as consequências que isso trouxe em sua vida e na vida de sua esposa, trazendo esta realidade para a sua vida, você se considera um bom comunicador? Você presta atenção no que Deus lhe diz, através da palavra? (respostas variadas)

 

  1. Quando você lidera, você se certifica de que as pessoas captam a sua mensagem?

 

 

  1. A palavra de Deus diz que conhecemos os verdadeiros cristãos pelos seus frutos. Você tem tido frutos dignos de um cristão em sua vida? Quantas pessoas você trouxe para Jesus através de seu testemunho só neste ano?

 

  1. Quais foram os erros de Adão que ainda hoje têm se reproduzido não só no lar, mas também para a sociedade?
  • Esquivar-se de suas responsabilidades no lar.
  • Dar mau testemunho para os vizinhos
  • Não ter um comportamento cristão no trabalho
  • Testemunho fraco na Igreja, não sendo uma pessoa predominante.

 

  1. O que mais falou ao seu coração nesta mensagem? (Respostas variadas).

 

 

AVISOS

  • Cavalgada Gospel próximo dia 30 - faça já sua inscrição.
  • Festa Cowntry dia 31. Venha participar conosco deste grande evento.

 

CONCLUSÃO

A sua fé e a sua confiança em Deus e em você determinam quão longe você pode chegar na sua vida. Saiba que a sua atitude determina a conquista de tuas metas e sonhos. Tenha atitude de levantar a cabeça, acreditar em você e jamais desistir. Não importa o tamanho do obstáculo, creia, você é capaz. Deus é contigo. Desistir nunca. Acredite mais em você! Lembre-se: às vezes nós passamos por coisas que mais tarde Deus usará para nós incentivarmos outras pessoas.