Células

17/04/2018 - As obras da Carne e as Obras do Espírito

ESTUDO DA CÉLULA

         

 

As obras da Carne e as Obras do Espírito

 

Pr. José Gino Borges

 

 

16 de Abril de 2018.

 

RESUMO DA MENSAGEM

Texto: O Senhor Jesus Cristo, que morreu pelos nossos pecados na cruz. Uma coisa é clara na Palavra de Deus: A salvação é pela graça de Deus, mediante a fé.  “Porque a carne milita contra o Espírito e o Espírito contra a carne, porque são opostos entre si.” (Gálatas 5:17) Em Romanos 8 Paulo diz: “Porque a inclinação da carne é morte, mas a inclinação do Espírito é vida e paz”. “Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.” O Espírito a que Paulo se refere é Deus em nós, através do Espírito Santo.

Mas o que seria essa tal carne? A carne seria atitudes que trazem separação entre nós e Deus. Uma mente focada em seus próprios impulsos e desejos não está voltada para praticar a palavra de Deus. Todos os pensamentos que nutrimos, mais cedo ou mais tarde, vão se transformar em ações. Quer você queira ou não, isto vai acontecer. É aí, com pensamentos totalmente distantes de Deus, que as obras da carne irão se manifestar - Gálatas 5:19 a 21.

Você já parou para refletir em cada uma destas más obras? 1- Prostituição: Não é apenas o sexo entre solteiros, mas também o sexo em troca de dinheiro ou coisas; corromper-se também seria uma forma de prostituição moral. 2- Impureza: Tudo o que tira da pessoa o estado de pureza espiritual, sejam pensamentos, sentimentos, atitudes etc. 3- Lascívia: Pensamentos obsessivos por sexo, caracterizando a maneira desregrada de ser de uma pessoa. É como se ela perdesse a vergonha e o respeito pelo pecado. 4- Idolatria: Culto prestado a ídolos, sejam eles estátuas ou pessoas que passam a ser cultuadas, e não só isto, mas qualquer coisa ou pessoa que ocupa o primeiro lugar na sua vida, que não seja Deus. 5- Feitiçaria: Recorrer a práticas de rituais que contrariam a Palavra de Deus e que visam a obtenção de resultados ou favores. 6- Inimizades: É ter total aversão a uma ou mais pessoas. 7- Porfia: Discussão, não no sentido de se chegar a um objetivo, mas no sentido de contenda e polêmica. 8- Ciúmes: É um sentimento de posse da outra pessoa, uma obsessão, como se fosse dono. 9- Ira: A própria bíblia fala “irai-vos e não pequeis”. Porque o pecado acontece quando a raiva não é resolvida e se transforma em um desejo de vingança. 10- Discórdias: dissensões e facções: Observem como um vai atraindo o outro. O que começa por uma simples desarmonia ou desentendimento (discórdia) pode evoluir para uma divergência de opiniões (dissensão), até finalmente chegar a uma separação de grupo ou de pessoas discordantes (facção). E para isto o próprio Senhor Jesus alertou em Marcos 3:24. “Um reino dividido contra si mesmo não subsiste”. 11- Inveja: Sentir pesar pela felicidade do outro e querer possuir o que o outro tem, ou tirar dessa pessoa. 12- Bebedices: Vício de não ficar sem bebida alcóolica. 13- Glutonaria: Comer sem nenhum controle. Isso demonstra a falta de uma pessoa equilibrada.

As obras da carne são praticadas contra Deus e contra meu próximo. É por isso que quando cometo as obras da carne estou alimentando o Diabo na minha vida. Os versículos mais memoráveis do livro de Gálatas são os que listam os Frutos do Espírito. Fruto é o resultado de sementes plantadas. Quando as sementes crescem, elas dão frutos. Fruto representa o comportamento externo visível de uma pessoa como o seu próximo. Todos nós devemos fazer uma auto avaliação e abraçar a lista de qualidades internas. 1- Amor: O amor é a maior e mais sublime de todas as virtudes Cristãs. João 3:16 – “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. 2- Alegria: A alegria pode ser definida como um estado emocional de júbilo, contentamento e prazer moral. 3- Paz: Pode ser definida como a tranquilidade da alma e o bem estar em todas as áreas da vida. 4-Longaminidade: é a capacidade de suportar com paciência a afronta ou ofensa recebida. 5- Benignidade: É a capacidade que uma pessoa possui de ser misericordioso. 6- Bondade: Qualidade de uma pessoa boa e clemente. 7- Fidelidade: É a lealdade de uma pessoa com outra, quando está longe. 8- Mansidão: É a brandura de gênio, índole pacífica. 9- Domínio próprio: É a qualidade ou virtude de quem é moderado, sensato e equilibrado.

 

COLOQUE EM DISCUSSÃO

  1. As pessoas percebem a minha paz inabalável e nela se encorajam?(respostas variadas)

 

  1. Eu demonstro uma alegria inabalável em todas as situações? (respostas variadas)

 

  1.    Tenho paciência em esperar pelos resultados enquanto ajudo as pessoas a crescerem?(respostas variadas)

 

  1.    Como você tem vencido a batalha do espírito x carne? Você tem vencido as obras da carne?(Gálatas 5:17)

 

  • Ter a convicção de que você é a justiça de Deus, de que você foi comprado pelo sangue de Jesus.
  • Ser atalaia, isto é, vigilante em todo o tempo.
  • Resistir e mortificar os desejos carnais e as tentações malignas.
  • Vencer através do Espírito Santo.

 

  1.   O que mais falou ao seu coração nesta mensagem? (Respostas variadas).

 

 

Avisos

  • Vem aí festa da Páscoa, dia 06/05/2018

 

CONCLUSÃO

Em contraste com as obras da carne, temos o modo de viver íntegro e honesto que a Bíblia chama o Fruto do Espírito. Esta maneira de viver se realiza no crente à medida que ele permite que o Espírito dirija e influencie a sua vida de tal maneira que ele subjugue o poder do pecado, especialmente as obras da carne, e ande em comunhão com Deus. Shalom, semana de vitória.