Células

15/05/2018 - Vendo Jesus no Tabernáculo

ESTUDO DA CÉLULA

       

Vendo Jesus no Tabernáculo

Pr. José Gino Borges

15 de Maio de 2018.

 

  RESUMO DA MENSAGEM

Texto: Êxodo 26:1 a 14. As cortinas internas do Tabernáculo simbolizam o caráter de Jesus. Deus mandou Moisés fazer cortinas: 1- Linho torcido. 2- Estofo Azul. 3- Púrpura. 4- Carmesim. O linho retorcido é símbolo de justiça, o termo aqui é o sentido de ser justo. Apocalipse 19:8 (ler o texto). O linho retorcido apontava para alguém que haveria de ter a natureza perfeita. Esse alguém seria sem sombra de dívida o Senhor Jesus Cristo. Nele seria encontrada a retidão desejada por Deus.

 

O linho retorcido das cortinas do Tabernáculo também representa a humanidade perfeita de Jesus. Entrar dentro do Tabernáculo e ver as cortinas de: Linho retorcido, fios de Azul, Púrpura e Carmesim - era ver, pela fé, toda a beleza que estaria presente em Jesus. O Azul é a cor celestial, é símbolo dos Céus. Os fios de púrpura entrelaçados na cortina tornaram-se símbolo da realeza. A púrpura era um tecido caríssimo, usado somente pelos ricos, pelos nobres, tecido pelos próprios dos Reis. Jesus Cristo é Rei, conforme simbolizado pela púrpura.

 

Os fios de Carmesim tornaram-se símbolo do sofrimento. O carmesim era obtido mediante o esmagamento de um molusco. O Azul representa Jesus como Deus. As cortinas externas do Tabernáculo eram de: 1- Peles de cabras. 2- Peles de Carneiro. 3- Peles de animais marinhos.  Qual a diferença entre as cortinas internas e externas do Tabernáculo?  O exterior era bem rústico, contrastando com a beleza do  interior. Há aqui um paralelo maravilhoso entre a figura e a realidade. Isto porque Jesus esvaziou-se a si mesmo e se fez servo, conforme Filipenses 2:6 a 8 (ler o texto).

 

Os olhos humanos não podiam ver em Jesus senão o Filho do Carpinteiro. Jesus estava em sua face de humilhação. Vendo somente o exterior do Tabernáculo não se podia imaginar a beleza interior. Poucas foram pessoas tiveram o privilégio de ver por dentro. Somente os sacerdotes tinham acesso à Tenda; todos podiam ver o exterior, mas o interior, somente alguns. Assim como Jesus: poucos puderam ver a sua  natureza interior Lucas 23:35 (ler o texto). Sua verdadeira  natureza só podia ser conhecida por aqueles que, com profunda fé, dele se aproximavam. Como em João 6:69 (ler o texto), Mateus 16:15 a 17 (ler o texto), podemos ver pessoas que tiveram uma revelação da verdadeira natureza de Jesus. Em João 20:28 Tomé declarou a Jesus: “Meu Senhor e meu Deus”, reconhecendo também a verdadeira natureza de Jesus. Eles também entraram na Tenda e viram a beleza do seu interior.

 

COLOQUE EM DISCUSSÃO

  1. O que Deus queria mostrar através do Tabernáculo no deserto?

Resposta: Deus queria mostrar Jesus, que viria no futuro, e o Tabernáculoserviria de modelo para o Templo de Jerusalém.

  1. O Que representava as cores das cortinas no Tabernáculo?

Resposta: Representava as faces do caráter de Jesus: Linho torcido: Justo – Púrpura: Realeza – Vermelho: Sofrimento, servo - Azul: Sua deidade.

  1. Qual a diferença das cortinas internas e externas?

Resposta: Cortinas externas mostram Jesus humano, sem aparências, os olhos humanos o viam apenas como um carpinteiro.

Cortinas internas: poucas pessoas tinham acesso, só os sacerdotes viam a verdadeira beleza do interior. Só quem tinha intimidade com Jesus o conhecia verdadeiramente e reconhecia que ele era o Filho de Deus.

  1. Você já conhece Jesus, como os sacerdotes e os discípulos? Este conhecimento trouxe marcas na sua vida? (Respostas variadas).
  2. O que mais o Tabernáculo falou ao seu coração?

 

 

AVISOS

  • Encontro NDN, ore pelas pessoas da sua Célula que irão participar do encontro , fazendo o de costume.

 

CONCLUSÃO

Muitas pessoas têm se tornado religiosas e não têm visto o verdadeiro caráter de Jesus, conhecendo apenas a história de Jesus. Precisamos conhecer melhor o Jesus da História, através do 4x4, e recebendo o verdadeiro caráter de Jesus mostrado através dos quatro evangelhos. Jesus como Rei, Servo, Homem e Deus. Desejamos uma  semana abençoada. Sem Jesus não dá para ser Feliz. Não vá para a cama sem Jesus, ele pode fazer você sonhar sonhos de Deus.