02/09/2019

A Grande Comissão

ESTUDO DA CÉLULA

        

 

A Grande Comissão

 

Pr. José Gino Borges

 

 

3 de setembro 2019.

 

RESUMO DA MENSAGEM

Texto: Efésios 2:8 e 9 – O segredo do Evangelismo mundial é o fogo do Espírito Santo. Foi o que mudou os discípulos não crentes para crentes. Eles foram em todos os lugares pregando a Palavra de Deus com sinais e maravilhas. Jesus aparece para Maria Madalena. Jesus aparece para dois no caminho de Emaús. Jesus aparece aos nove; ninguém acreditou. A grande comissão é dada a ser cumprida através de um grande segredo, o derramamento do Espírito Santo. Eles experimentaram algo maravilhoso; eles saíram para pregar em todo lugar.

A missão impossível se torna missão comprida. O segredo de Atos 2:1 a 4 (ler) é: eles saíram e agiram - Marcos 16:20 (ler). Em atos 3:1 a 3 (ler), temos um grande exemplo: na porta do templo tinha um coxo de nascença que desde o ventre da sua mãe não andava. Porque quando ele nasceu, alguém olhou para ele e disse: Você vai andar feio, melhor é você não andar, fica do jeito que você está. Assim ele foi habituado daquele jeito.

A bíblia diz que o coxo era trazido à porta do templo todos os dias. E da porta para a sua casa. Mas o coxo tinha amigos e um amigo se propôs levá-lo e trazer de volta para casa todos os dias, para pedir esmolas. Na cabeça do coxo ele era o seu melhor amigo. E na cabeça do amigo, ele pensava: eu sou o melhor amigo do coxo, para ele pedir esmolas. O coxo nunca foi para a porta do templo para ser curado. Este amigo via o coxo, durante grande parte da sua vida, coxo.

Quando trazemos esta experiência para a nossa história, muitos de nós temos também este comportamento. Somos como o coxo, ou amigo de um coxo, ou facilitador de um coxo. Todos os dias convivemos com pessoas caídas, que faz tempo que não sabe o que é andar na presença do Senhor. Pessoas que estão mortas espiritualmente e fisicamente, quase indo embora deste mundo, e muitas vezes fazemos o papel do amigo do coxo. Porque damos aquilo que a pessoa quer, e não aquilo que ela necessita. Amigo que não dá a verdade, dá aquilo que a pessoa pede. - Se é isto o que você quer, é isto que eu vou te dar.

Existe tanta coisa acontecendo ao nosso redor: Maconheiro, homossexual, uma série de outros pecados; tem fornicador, tem adúltero, tem quem não concorda com o dízimo, tem quem não concorda com a Igreja, tem “desigrejados”, e a agente anda com essas pessoas, e falamos o quê? Absolutamente nada, porque eles não querem ouvir. Somos muitas vezes o melhor amigo do coxo. Não temos coragem de falar a verdade e damos o que o coxo quer. Isto é levar para a porta e da porta para casa.

Há uma diferença grande entre desejo e necessidade. O coxo estava tendo desejo e achando que a esmola era uma necessidade. Na verdade, o que ele precisava era andar. As pessoas que andam conosco não precisam de nós, o que elas precisam é do Jesus que está em nós. Muitas vezes não conseguimos ser verdadeiros, não conseguimos ver a necessidade da pessoa, aí damos o que ela quer e deseja. Tem coxo que quer um emprego, mas a necessidade dele é a mudança de caráter. Tem coxo que fica anos na Igreja, e se o Pastor não dá aquilo que ele quer, ele vai embora e procura o amigo que dê aquilo que ele quer.

Tem também o facilitador do coxo, aquele que dá a esmola e mantém ele sempre dependente. Isto é muito religioso, manter o coxo coxo. A pessoa vê o pecado, mas não ajuda o outro a sair dele. Este é aquele que não gosta de cuidar, ele gosta de falar, no Facebook, no WhatsApp, porque é mais fácil falar do que cuidar. Pedro e João estavam vindo da maior Conferência do Universo, estavam com fogo do Espírito Santo. Eles disseram para o coxo: - Você não precisa de esmolas, você precisa é de cura. Olha para nós; em nome de Jesus, levanta e anda! O coxo levantou e pulou na hora. A palavra de Deus é o poder de Deus para a salvação, para todo aquele que crê. A ordem é ir e pregar o evangelho.

 

 

COLOQUE EM DISCUSSÃO

  1. O que  você entende por Grande Comissão?  Respostas Variadas
  2. Qual é o grande segredo da Evangelização? O Fogo do Espírito Santo.
  3.  O que o coxo necessitava e o que ele recebia? Cura, Desejo.
  4.  Na história do coxo, quais eram os personagens? O  coxo, o amigo do coxo, o facilitador do coxo, Pedro e João.
  5. Você já se sentiu algum deste personagens? Qual deles? Respostas variadas.
  6. O que mais esta mensagem falou ao seu coração? Respostas variadas.

 

 

CONCLUSÃO

 

Quando falamos a verdade: As pessoas são salvas, menos se transforma em mais, Escravidão se transforma em liberdade, Doença se transforma em saúde, Inferno se transforma Céu. Este são os propósitos do Calvário. Pregar o Evangelho é um grande privilégio. Deus realizou isto com discípulos incapazes, muitos com pouca ou nenhuma educação, sem nenhum recurso, nunca viajaram mais que 150 km. Eram cheios de descrença, tinha o coração duro, eram cheios de insensatez.


Eventos de IBA

- DE 13 a 15/09 NDN veja alguém da sua célula que ainda não fez.