Células

21/08/2018 - Célula - o poder da Igreja no lar

ESTUDO DA CÉLULA

       

 

 Célula - o poder da Igreja no lar

 

Pr. José Gino Borges

 

 

21 de agosto de 2018.

 

  RESUMO DA MENSAGEM

 

Texto: Mateus: 28:18 a 20. O verdadeiro coração da Igreja é a Célula. Jesus veio e realizou o seu Ministério, foi crucificado, morto, e ao terceiro dia ressuscitou, glória a Deus! Durante uma tempo ele se manifestou com grandes e infalíveis provas diante dos seus discípulos.  Ele disse - eu vou para o meu Pai, mas não vos deixarei órfãos, enviarei o consolador amado, o Espírito da verdade, e ele vos guiará em toda a verdade. E enquanto eu não voltar, eu quero que vocês façam discípulos de todas as nações.

O que Jesus queria dizer em fazer discípulos? Poderíamos ir para o céu mais rápido, isto seria muito bom, mas Deus nos deixou na terra com uma missão: fazer discípulos, ou seja, ganhar vidas e cuidar bem delas. Como ganhar vidas? Quem ganha vidas somos nós, individualmente. Ovelhas é que gera ovelhas, e não os pastores. O papel dos pastores é garantir que as ovelhas estejam: 1- Sadias. 2- Com uma boa alimentação (a palavra de Deus). 3- Uma boa água (o Espírito Santo em suas vidas). 4- Curando as feridas (restauração de alma). 5- Impedindo o lobo que venha e coma as ovelhas (o diabo).

Ovelhas sadias são ovelhas boas parideiras. Quando as ovelhinhas nascem, quem dá o leite para elas é a ovelha mãe que as gerou. Você, ovelha mãe, é que gerou e tem a obrigação de dar o leite materno para as suas ovelhinhas, discipulando e cuidando bem delas. Esta é a maneira de Deus operar desde a Igreja Primitiva. Barnabé discipulou e cuidou do maior apóstolo de todos os tempos, o apóstolo Paulo. Isto é o que devemos fazer, ganhar almas e cuidar bem delas. Assim todos nós, estaremos cumprindo a Grande Comissão: Fazendo discípulos de todas as nações, isto é o que Deus quer e espera de cada um de nós. Investindo a sua vida, fazendo isto, ao chegar no céu você não vai decepcionar a Deus, você terá feito o que ele mandou. Isto vai fazer você dizer: - Valeu a pena ganhar almas, pois a palavra nos diz que uma alma vale mais que o mundo todo.

Em Efésios 4:11 e 12 (ler), a palavra diz que ele separou alguns para “o aperfeiçoamento dos Santos". Esta palavra no grego significa "ganhar vidas e treinar”. Para o desempenho do serviço ou Ministério, ou seja, o Ministério de Ganhar vidas e cuidar bem delas, e isto está nas mãos do povo de Deus. Tem muitas pessoas que às vezes não entendem a Palavra e dizem: - Eu gosto muito de Células, mas o meu ministério é outro. Este pensamento está totalmente equivocado, não existe outro ministério, se primeiro você não ganhar almas.

Olha o que Jesus disse em João 15:16 (ler) . Eu e você temos que ganhar vidas e cuidar bem delas, e a melhor maneira de cuidar bem é através das células. Uma coisa é você saber bem estas verdades, a outra, é você estar praticando estas verdades. Não adianta você querer fazer a obra de Deus do seu jeito, nós temos que fazer é do jeito de Deus. E a maneira que Deus quer é que a Pomba do Espírito Santo voe com as duas asas na sua vida. Uma asa nas células, nos lares, pequenos grupos, e a outra asa celebrando na igreja.

 

COLOQUE EM DISCUSSÃO

 

  1. Você entende que o seu primeiro ministério é ganhar almas para Jesus? (Respostas variadas)
  2.  Qual é a função dos pastores? (Resposta: A função dos pastores é garantir que as ovelhas estejam : 1- Sadias. 2- Com boa alimentação / a palavra. 3- Boa água/ Espírito Santo em suas vidas. 4- Curando as feridas/ restauração de alma. 5- Impedindo que os lobos comam as ovelhas/diabo.)

 

  1. Qual é a função das ovelhas?    Resposta: Serem boas parideiras, dar o leite materno para as ovelhinhas novas, discipulando e  cuidando bem delas.

 

  1. Você, como ovelha mãe, tem feito isto?  (Respostas variadas).

 

  1.  O que mais falou ao seu coração nesta mensagem? (Respostas variadas).

 

 

Conclusão:

 

Amados, se nós não cumprirmos a grande comissão, fazer discípulos, não estaremos realizando a ordem de Jesus. No nosso texto lido, que possamos realizar o que Jesus mandou, e sermos bem recebidos no céu. Desejamos uma semana de vitória em Cristo Jesus. Penúltima semana para inscrição na cavalgada.