Células

11/09/2018 - Fé, Atitude e Ação

ESTUDO DA CÉLULA

        

 Fé, Atitude e Ação

Pr. José Gino Borges

11 de Setembro de 2018

 

  RESUMO DA MENSAGEM

 

Texto: Tiago 2:26. Muitos se gloriam de ter uma grande fé, mas será que isso é tudo? É como se orgulhar de ter muito dinheiro sem que se faça bom uso dele. A fé não é o fim do caminho, mas apenas o início. Em Hebreus 11, temos uma lista de pessoas que se destacaram por sua fé. É importante crer, pois sem fé é impossível agradar a Deus. Uma fé sadia é produzida pela palavra de Deus, ela é amparada e garantida pelo que Deus falou, seja em forma de aviso, chamado ou promessa. Além disso, a fé precisa ser bem direcionada como uma flecha que busca o alvo certo.

 

Uma fé sem rumo, uma crença no acaso ou em falsos deuses, trará grandes decepções. Nossa fé deve estar depositada em Deus e em Jesus Cristo. Ele mesmo disse: “Credes em Deus; crede também em mim”. A fé deve ser acompanhada do compromisso com o Senhor e da fidelidade a ele. Além de crermos até o fim, é necessário que sejamos fiéis até a morte. Se o crente for infiel, sua fé poderá ser inútil. A fé sem obras é morta. Abel creu e ofereceu sacrifício. Noé creu e construiu a arca. Abraão creu e saiu da sua terra. Mais tarde, pela mesma fé, o patriarca se dispôs a oferecer o filho sobre o altar. Isaque creu e abençoou Jacó. Jacó creu, abençoou seus filhos e adorou a Deus. Moisés creu e renunciou aos tesouros do Egito. Os israelitas creram e andaram em volta de Jericó durante sete dias. Raabe creu e acolheu os espias.

 

Vemos, portanto, que a fé sempre está relacionada a outras virtudes, e sobretudo à ação. É importante orar, desde que não nos esqueçamos de agir, quando for o caso. Algumas vezes a fé nos leva a esperar com a paciência do lavrador. Contudo, quando a lavoura está madura, não se pode esperar mais. É tempo de colher. A palavra de Deus não nos ensina uma fé passiva, mas uma crença que produz obediência à vontade do Pai. Isso pode significar não apenas ganhos, mas perdas também. Ganhar pela fé é fácil; difícil é renunciar.

 

O capítulo 11 de Hebreus poderia nos informar que Deus fez tudo por causa da fé daqueles personagens, mas o texto fala muito do que eles mesmo fizeram, enfrentando trabalhos árduos e missões difíceis. Enfim, a ação divina também se fez evidente, resolvendo o que não era possível aos homens. Aquela galeria de heróis nos mostra uma série de experiências relacionadas a situações difíceis. E uma relação de desafios enfrentados pela fé. Quem teve vida fácil ficou fora da lista. Muitos daqueles servos de Deus salvaram suas vidas pela fé, mas outros, pela mesma fé, foram martirizados. Isto nos mostra que o resultado principal do nosso relacionamento com Deus não se encontra neste mundo, mas na glória celestial.

 

COLOQUE EM DISCUSSÃO

 

  1. A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, mas que não se veem. Compartilhe conosco uma experiência em que você andou exclusivamente pela fé em Deus. Você já recebeu de Deus algum milagre? Como foi? (respostas variadas)

 

  1. Vemos também que, na palavra de Deus, muitas pessoas que, pela fé, tiveram que renunciar a sua própria vida, a suas vontades e outros que, por causa de sua fé, foram torturados e mortos. Ainda hoje vemos isso acontecer, você seria capaz de renunciar a sua própria vida por sua fé em Jesus? (respostas variadas)

 

  1. Quando falamos de ter fé, como esta fé vem para a nossa vida? Como aprendemos a andar em fé?
  • A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus. Romanos 10:17

 

  1.  O que mais falou ao seu coração nesta mensagem? (Respostas variadas).

 

 

Conclusão

 

Somente nos alimentando da palavra de Deus, que é viva e eficaz, podemos aprender a andar em fé, e ver como a nossa vida pode ser transformada através da fé em Jesus. A atitude e ação em nossa caminhada aqui na terra,  cada passo que damos na direção do nosso Deus, é motivo para vitória, crescimento, alegria, vida abundante. Quando mudamos a nossa atitude, tudo muda também a nossa volta. Que nesta semana tenhamos a cada dia o nosso coração mais e mais voltado para a palavra de Deus, pois só através desta palavra encontramos a paz que tanto buscamos. Shalom!