Células

22/10/2018 - A CASA DO OLEIRO

ESTUDO DA CÉLULA

       

 A casa do Oleiro

Pr. José Gino Borges

23 de outubro de 2018.

 

  RESUMO DA MENSAGEM

Texto: Jeremias 18:1 a 6. O crente que quer ter sucesso e crescer, sabe que o caminho é diferente de uma pessoa do mundo. Para crescer e subir, o caminho é o caminho da humildade; para subir, primeiro temos que descer. O texto que lemos em Jeremias está com duas ordens, aparentemente contraditória: Levanta-te e desce à casa do oleiro. Deus queria falar com Jeremias, mas ele só iria falar depois que Jeremias tomasse estas duas atitudes - levantar e descer. Levantar-se é antônimo de descer. Levantar-se é tomar uma atitude, é se dispor, é sair de um estado de acomodação, é colocar-se na posição que Deus quer para fazer a sua vontade.

Quando Deus manda Jeremias se levantar, dá a entender que ele estava deitado ou sentado. Deus precisava que Jeremias ouvisse a sua voz, mas na posição em que ele estava não dava. Então, disse Deus: Levanta-te. Existem muitos crentes que até querem fazer a vontade de Deus, mas não querem se colocar na posição. E a obra de Deus tem que ser feita como ele quer. Quando estamos em qualquer posição, só enxergamos e alcançamos aquilo que está bem próximo de nós. Deus quer que eu e você nos levantemos, que não fiquemos prostrados, paralisados, inertes, que fiquemos em pé, pois esta é a posição que Deus quer de nós.

Ezequiel 2:1 diz – “Filho do homem, põe-te em pé e falarei contigo”. Efésios 5:14 “.... desperta, tu que dormes e levanta-te dentre os mortos...” Para fazer a obra de Deus, não podemos estar prostrados, mas em pé. Quando Agar foi expulsa por Sara, juntamente com seu filho Ismael, ela fugiu para o deserto e acabou-se a água; só lhe restava a morte. Para não ver o filho morrer, Agar coloca o filho na sombra, debaixo de uma arvore, e se assenta para chorar (Gêneses 21:14 a 16).

Quantos de nós somos como Agar nos dias de hoje? É só chegarem as lutas e as provações que ficamos abatidos e nos colocamos a chorar e a lamentar, com Agar. Mas a ordem de Deus para Agar é a mesma para nós: Levanta-te e toma o menino! Muitas vezes estamos passando por lutas e aí entregamos os pontos e ficamos paralisados. A palavra de Deus é esta: levanta-te! Quer ter a vitória na sua vida? A primeira ordem de Deus é: levanta-te e se alimente da palavra de Deus; sê forte e corajoso! O primeiro passo quem dá somos nós, depois Deus opera o milagre. Vemos que a Ação é do homem, mas a reação é de Deus. Clama a mim - ação humana; Responder-te-ei - reação divina. Mandar glória para cima - ação humana; Mandar vitória para baixo - reação divina.

Segunda ordem para Jeremias: desce. Deus manda levantar, agora Deus manda descer. É na humilhação que está a sua vitória. Descer na presença do Senhor é estar em oração, jejum, lágrimas, pedidos etc. O senhor humilha os exaltados, mas exalta os humilhados. Se a sua luta está grande, desce na presença do Senhor e você verá a sua vitória. É descendo e trabalhando para o Senhor que o crente recebe a vitória. Descer é estar perto do oleiro, que é Jesus, pois o barro só é extraído nas regiões baixas.

1ª lição: Na casa do Oleiro somos o barro, e o barro não tem valor. A história da humanidade mostra que ninguém briga por causa do barro, porque ele não tem valor algum. Tem pessoas que acham que são melhores do que outras, mas não passamos de barro. Isaías 64:8: “Mas, tu, ó Senhor Deus, és o nosso Pai, nós somos o barro, tu és o Oleiro, todos nós fomos feitos por ti.”

2ª lição: Na casa do oleiro aprendemos que somos barro, e o barro é frágil. Deus pega o barro, insignificante, e começa a moldá-lo conforme a sua vontade. Mesmo que a nossa vontade seja se desfazer na mão do oleiro, ele não desiste de nós.

3ª lição: Na casa do oleiro aprendemos que o barro não tem vontade própria. Como barro, nós estamos entregues nas mãos do oleiro para que ele faça o que quiser de nós.

4ª lição: Aprendemos que na casa do oleiro o barro é matéria-prima do artista. O artista é o único que consegue pegar o barro, tão insignificante, e transformá-lo em um objeto de valor. Nossa vida passa a ter significado. Assim diz o Senhor: Como barro nas mãos do oleiro, assim sois vós nas minhas mãos.

 

 

COLOQUE EM DISCUSSÃO

 

  1. Por que Deus mandou Jeremias levantar e descer à casa do oleiro? (Respostas variadas)
  2. O que significa levantar?

          Resposta: Levantar-se é tomar uma atitude, é se dispor, é sair da acomodação, é agir.         

  1. O que significa descer à casa do oleiro?

Resposta: É se humilhar, em oração, jejum, lágrimas e pedidos a Deus.   

  1. Quais as quatro lições que aprendemos na casa do oleiro?

Resposta: 1ª lição: Na casa do oleiro somos barro e barro não tem valor.

2ª lição: Aprendemos que o barro é frágil.

3ª lição: Aprendemos que o barro não tem vontade própria.

4ª lição: Aprendemos que o barro é matéria-prima do artista.

  1.  O que mais falou ao seu coração nesta mensagem? (Respostas variadas).

 

 

CONCLUSÃO

Deus mostrou a Jeremias que apesar de seu povo, Israel, ser um povo rebelde e de dura cerviz, Israel era barro nas mãos de Deus. O barro com que o oleiro faz o vaso. Se o vaso se quebra, o oleiro não o joga fora, ele amassa o barro quebrado e dele faz um novo vaso. E é assim também que Deus age conosco. Quando nossas vidas se partem, nossos corações se quebram em pedaços e ficamos perdidos, achamos que não tem mais jeito. Aí entra Deus em ação. Ele é o nosso oleiro. Ele é o Deus dos recomeços. O Deus da segunda chance. O Deus das oportunidades. O Deus da reconstrução. Levanta-te e desce à casa do oleiro, e ser for necessário, deixe ele te quebrar, ainda que seja necessário ser amassado. Parece ser dolorido, mas ele faz isto para fazer de você um vaso novo.