Células

04/12/2018 - A Fé que triunfa e vence

 

ESTUDO DE CÉLULA

         

 

 A Fé que triunfa e vence

 

Pra Zilda Silva Borges

 

 

3 de Dezembro 2018

 

AVISOS:     Batismo “Festa das 3 águas” - Sábado às 14:00 horas

                    Próximo NDN – 18, 19 e 20 de Janeiro. Faça inscrição de seus liderados

DINÂMICA

CANTE A MÚSICA – SEGURA NA MÃO DE DEUS

Se as águas do mar da vida quiserem te afogar

Segura na mão de Deus e vai

Se as tristezas desta vida quiserem te sufocar

Segura na mão de Deus e vai


Segura na mão de Deus, segura na mão de Deus

Pois Ela, Ela te sustentará

Não temas, segue adiante e não olhes para trás

Segura na mão de Deus e vai


Se a jornada é pesada e te cansas na caminhada

Segura na mão de Deus e vai

Orando, jejuando, confiando e confessando

Segura na mão de Deus e vai

REFRÃO

O Espírito do Senhor sempre te revestirá

Segura na mão de Deus e vai

Jesus Cristo prometeu que jamais te deixará

Segura na mão de Deus e vai

 

RESUMO DA MENSAGEM

Texto: Mateus15:12-28 Jesus foi para as partes de Tiro e Sidom e se deparou com uma fé inabalável, nunca antes encontrada em Israel. Salomão falou de árvores como o hissopo, com raízes minúsculas, crescendo em muros e o cedro nas  montanhas do Líbano. Mas não é  assim que acontece com as árvores plantadas pela mão direita do Senhor. Espiritualmente, às vezes,  nós vemos o cedro crescer sobre os muros e o hissopo nas montanhas. Deus chama aqueles que não são para confundir os que são.

A mulher cananeia é um exemplo da fé que triunfa, pois mesmo sem o conhecimento e pouca  alegria, foi dotada de um raro encorajamento. Uma mulher de uma fé surpreendente, um cedro crescendo no solo bastante árido. Talvez nunca tivesse visto Jesus até aquele dia que prostrou-se aos seus pés e pediu socorro. Diante desta circunstância, Jesus jogou luz sobre a sua vida, provando a sua fé,  para que ela brilhasse o seu valor de uma maneira sobrenatural.

1º Passo a vencer pela fé: O Silêncio de  Jesus (v.23).  2º Passo: Resposta desanimadora (v.24).  3º Passo: Jesus sustentou a sua fé em segredo. Mesmo assim, ela não desistiu.

Os lábios da fé não podem ser fechados: Ela enfrentou dificuldades atrás de dificuldades, mas ela lutou pela libertação de sua filha. Sabia que somente  Jesus tinha o poder para curá-la. Nem o próprio Cristo conseguiria parar a sua fé. É difícil continuar crendo quando a nossa petição parece um fracasso. A Fé crê e continua a caminhada, independe das circunstâncias, do que as pessoas pensam e falam de você. Na eleição soberana da graça de Deus, fomos predestinados desde a fundação do mundo, à salvação; estamos incluídos na aliança abraâmica. Seus lábios não calaram, sua fé não se extinguiu, a fé imortal.  

A fé nunca discute com Deus: A fé que o Espírito Santo produz confia. A fé suplica e ora (v.22,25). A verdadeira fé crê mas não contesta; quem contesta e desobedece é a descrença, antes, tem concordância total com a Palavra de Deus. A mulher Cananéia foi comparada com cachorrinhos: ainda não chegou a sua hora, agora é a vez de Israel. Ela concordou com  o plano de Deus, aceitou a Sua soberania.

A Fé argumenta com o poder (v.27): ela usou uma regra, usou as próprias palavras de Jesus e com sabedoria argumentou; que mesmo sendo considerada um cachorrinho, comeria das migalhas dos filhos, mas o importante  é que estaria no meio deles. “Sou uma pobre pecadora mas estou aqui para apresentar a ti a minha petição.”

A Fé consegue o que quer (Mc 7:29): Seus atos se tornaram  agradáveis  ao Senhor e  arrancaram um elogio de Jesus,  recebendo a libertação e cura  de sua filha.

 

 

COLOQUE EM DISCUSSÃO

 

  1. O que é fé? E qual tipo de fé agrada a Deus?
  • O tipo de fé que é aceita por Deus, na pior das situações, leva a pessoa a crer nas coisas espirituais
  •  Leva a justiça e busca a Deus, crê na sua bondade
  •  Tem confiança na sua palavra, é cheia de esperança, sofre por amor a Deus
  •  Deixa o passado, agradece e vive o presente.
  • A fé abençoa a geração futura (Mt 15:22)
  •  
  1. A Fé vigorosa que triunfa e vence, está disposta a perseverar até o fim. No sofrimento de Jó ele também expressou uma fé disposta a até  morrer, se preciso fosse, mas mesmo que o Senhor o matasse ele o amaria assim mesmo. Em qual nível de fé você tem operado? (Jo 13:15)

 

  1. Conhecendo e entendendo a história da mulher cananeia, quais são os passos que, através da fé, a levaram a sair da sua dor? A bondade de Deus

 

  • Os lábios da fé não podem ser calados, isso significa que temos consciência da nossa necessidade e confiamos que Deus ouve nossa oração, por isso não podemos nos calar. (Ore, clame a Deus, peça e vos será dado Mt.7:7)
  • A fé não discute com Deus, confia, busca e pede uma bênção que está associada à submissão e à vontade de Deus. (Salmo 9:10)
  • A fé argumenta com o poder, insiste e continua perseverante, mesmo quando Ele não responde imediatamente.
  • A fé consegue o que quer, vitória em Cristo. O que é nascido de Deus vence o mundo; esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. (1 João 5:4)

 

  1. O que mais falou ao seu coração nesta mensagem? (Compartilhe)

 

CONCLUSÃO

 

Nós somos comparados a árvores e os frutos são os nossos atos, que têm que se tornar agradáveis ao Senhor Jesus. O testemunho dessa mulher é para todos nós; ela era uma mulher de Sidom, um povo pagão e amaldiçoado, porém, uma eleita de Deus, que atraiu Jesus pela sua fé. Não importa se você ainda não conseguiu sentir a paz, pois, no final das contas, é através da fé que você a terá. E não importa se você ainda não tem certeza do perdão do seu pecado, e se no seu interior você ainda não sente nenhuma alegria. Tenha bom ânimo, creia Nele mesmo assim, naquele que não pode mentir. Confie a sua vida nas mãos de Deus e não em si mesmo, pois Deus opera tanto o querer quanto o realizar. Segura nas mãos de Deus e vai. Shalom. Semana de Vitória.