Células

22/01/2018 - Paulo falando para os Efésios

ESTUDO DA CÉLULA

        

 

 Paulo falando para os Efésios

 

Pr. José Gino Borges.

 

 

22 de janeiro de 2019.

 

  RESUMO DA MENSAGEM

Texto: Efésios 2:1 a 10 – 6:10 a 13 – Viajando no tempo até a cidade de Éfeso e conhecendo melhor o contexto do local. Ela aparece em três momentos no Novo Testamento e era uma das principais cidades do Império Romano, na época de Paulo. Éfeso era uma cidade à beira-mar e o maior centro de comércio exterior que havia na Ásia. Em Éfeso havia um dos maiores teatros do mundo antigo, que abrigava 25 mil pessoas, ao ar livre. Possuía a 3ª maior biblioteca do mundo, atrás de Alexandria e Pérgamo; era uma cidade com cerca de 500 mil habitantes.

Paulo chega a Éfeso e encontra um grupo de doze homens que diziam ser batizados no Batismo de João. Paulo aconselha dizendo que João batizou para arrependimento, mas veio um que é maior do que João, e todos foram batizados em nome de Jesus. Como a Sinagoga era muito tradicional para os ensinos radicais de Paulo, ele separa alguns discípulos e parte para a Escola de Tirano, em Éfeso, e este ensino durou cerca de dois anos.

Na cidade também tinha um sacerdote judeu chamado Ceva. Vendo seus filhos que Paulo, com aventais e lenços, fazia maravilhas no nome de Jesus, acharam que o nome de Jesus era mágico, e começaram a expulsar demônios dizendo: “Em nome de Jesus, a quem Paulo prega, sai dele”. O espírito maligno disse: “Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo, más vós, quem sois?” e deu uma surra nos sete filhos de Ceva. Este fato se espalhou de tal modo, que todos passaram e engrandecer o nome de Jesus e uma fogueira foi feita no centro da cidade e todos os que tinham livros de bruxaria e artes mágicas levaram seus materiais para serem queimados.

Outro fato importante em Éfeso era o da Diana, a deusa dos efésios, que no panteão grego era chamada de Artemis. Era a deusa da caça e dos animais. E que na cidade eram vendidas imagens dela por Demétrio, que trouxe uma grande luta para Paulo. Alguns teólogos consideram a carta de Paulo aos Éfesios um dos trabalhos mais profundos de toda a Bíblia. Paulo escreveu enquanto estava na prisão. Nela ela dá um panorama completo de toda obra redentora de Deus, desde antes da criação do mundo, até a sua consumação, na plenitude de Cristo.

Paulo ofereceu aos seguidores de Cristo um caminho muito grande de sua visão. Ele escreveu sua visão na primeira parte da carta e na segunda parte ele proveu o caminho da prática para se chegar lá. Entendendo a visão de Paulo, a única resposta está em Efésios 4:1 “andarem de modo digno da vocação a que fostes chamados.” Líderes de Éfeso: Paulo, Timóteo, apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. Pessoa de influência: Tiquíco. João viveu também em Éfeso, antes e depois da Ilha de Patmos. Tem lá hoje as ruínas de uma Igreja com seu nome. Maria viveu também os seus últimos dias em Éfeso. Em apocalipse, Jesus também faz uma crítica de Éfeso, que a Igreja deveria voltar ao Primeiro Amor.

A lição aprendida por Paulo em Éfeso é simples e importante: Todo povo que não está enraizado no Evangelho é esquizofrênico em relação à palavra de Deus. Porque o mesmo povo que queima livros de bruxaria e se maravilha com os milagres é também o povo que grita loucamente : “Salve Diana, a rainha dos Éfesios!” Por isto a pregação do Evangelho verdadeiro é importante, pois trata o cerne do problema. Paulo fala do Lar cristão - Marido e Mulher (ler Éfesios 5:22 a 27). Lar cristão - filhos e pais (ler Efésios 6:1 a 4). É por tudo isto que mais tarde Paulo fala em Efésios 6:10 a 13 (ler). Paulo traz um alerta no final da carta a respeito dos dias difíceis que a Igreja iria enfrentar, que nós estaríamos enfrentando o próprio Satanás e o inimigo faria tudo para  o seu crescimento. Para isto, ele diz: - Não podemos confiar nas nossas próprias forças, devemos lembrar que somente Deus pode vencer o inimigo. Deus é o nosso protetor, defensor, libertador e guia. Deus deixará à nossa disposição todo suporte que necessitamos. Ele ainda orienta: - Quem não toma as armaduras de Deus acaba sendo levado por qualquer vento de doutrina, que nada tem a ver com o Evangelho.

 

 

COLOQUE EM DISCUSSÃO

 

  1.  Como é conhecida a carta de Paulo aos Efésios pelos teólogos? Resposta: “Um dos trabalhos mais profundos da Bíblia”
  2. O que de importante teologicamente Paulo levou para Éfeso? Resposta: A escola de Tirano, onde lecionou durante 2 anos.
  3. Qual era a padroeira de Éfeso? Resposta: Diana. Para o panteão grego, Artemis, que era casada com Zeus da mitologia grega e veio para Igreja Católica como Deus, Maria e o menino Jesus.
  4. Quais as pessoas importantes que viveram em Éfeso? Reposta: Paulo, Timóteo,  apóstolos, profetas, evangelistas, pastores,  mestres, Tiquíco, apóstolo João e Maria.
  1.  O que mais falou ao seu coração nesta mensagem? (Respostas variadas).

 

 

CONCLUSÃO

A Carta de Paulo aos Éfesios traz um resumo de toda a Bíblia; começa falando e dando um panorama completo de toda obra redentora de Deus, desde a criação do mundo até a consumação, na plenitude de Cristo. Fala onde andávamos segundo o curso deste mundo, filhos da ira, mostra a salvação pela graça, orienta a andarmos em caminhos dignos, orienta os homens a amarem suas esposas, as esposas a serem submissas aos maridos no Senhor, orienta na criação de filhos e faz um alerta no final: que nós enfrentaríamos Satanás e ele faria de tudo para nos parar nesta caminhada. Paulo nos orienta como vencê-lo, através da armadura de Deus.



Aviso: vem aí o Congresso Open, no feriado de 2 a 5/03/19. Faça a sua inscrição: R$ 30,00.