Células

29/01/2019 - Os Heróis da fé

ESTUDO DA CÉLULA

        

 

Os Heróis da fé

 

Pra. Zilda Silva Borges

 

 

29 de janeiro de 2019.

Metáfora

Certa vez o pastor de uma igreja fez uma convocação a todos os membros, para uma campanha de oração por 40 dias para que Deus fizesse chover em sua cidade, tão castigada pela seca. Os membros fielmente cumpriram o propósito de ir à igreja no tempo determinado e orar com fé para que fossem atendidos, com esperança de que Deus respondesse a sua oração. No último dia, todos ficaram impressionados ao ver uma criança chegar ao templo com uma sombrinha. Com espanto, os adultos perguntaram: Por que você carrega essa sombrinha? Ela então respondeu: Não estamos orando a Deus pela chuva? E hoje é o último dia da campanha, então não quero me molhar ao voltar para casa!

 

  RESUMO DA MENSAGEM

     Texto: No texto acima vemos claramente uma demonstração de fé com ação. Além de orar, a garotinha também levou a sombrinha, pois tinha certeza de que Deus a ouviria.  Ter fé é ter confiança, é lidar com o que não vemos, entregar e confiar no resultado sem saber o que será, colocar inteiramente nas mãos de Deus, agir na esperança. Foi um ato de fé que fez com que os nossos antepassados agradassem a Deus e tivessem vitória. Os nossos atos de fé moldam tijolo a tijolo a estrutura dos nossos atos, isto é, para que a fé seja fé, ela precisa ser vivida passo a passo, um dia de cada vez.

     O autor de Hebreus nos exemplifica como Deus interferiu de maneira bem-sucedida na vida de pessoas, de como o espiritual e o físico se uniram para tornar a fé visível e viável. Por um ato de fé, o foco está no agir em fazer um movimento em direção a Deus um passo de cada vez. Por um ato de fé, Abel apresentou a Deus um sacrifício melhor do que o de Caim. Deus aceitou a oferta de Abel e rejeitou a oferta de Caim, mesmo Deus falando com ele, na sua ira, matou o seu irmão. O que aconteceu foi que Abel ofereceu o sacrifício pela fé, de acordo com a revelação de Deus, apresentando o sangue do sacrifício, pois somente através do sangue ele poderia chegar a Deus. Nos evangelhos Jesus falou sobre Abel, que era obediente e fazia o que era agradável, todavia, Caim representa o religioso, ele quer obter o resultado através dos méritos, achando que alcançaria o favor de Deus através do seu esforço.

     O segundo homem que agradou a Deus através da confiança foi Enoque.  Ele andou com Deus e Deus o tomou para si, sendo trasladado aos céus ainda vivo, em uma carruagem de fogo. Quando você confia e coloca a sua fé em ação, você ativa o poder de Deus, se refugia Nele e assim Ele o protege debaixo das suas asas (trasladado pelas asas do Espírito) e você fica seguro, deixando de fixar nos problemas da vida e atentando para as coisas espirituais.

     Noé era o único de sua geração, íntegro e justo, que andava e agradava a Deus, por isso ele recebeu em revelação o plano de Deus para construir uma arca, pois Ele traria juízo sobre a terra por causa do pecado, através de um grande Dilúvio. Noé então começou a se preparar para usar o seu guarda-chuva, a fé em ação. Ele foi um pregoeiro da justiça por 120 anos.

    Por um ato de fé Abrahão disse sim ao chamado de Deus e partiu para um lugar desconhecido, que se tornaria seu lar. Ele agiu assim mantendo o olhar em uma cidade invisível (Jerusalém), que tem fundamentos reais e eternos, a cidade planejada e construída por Deus. Foi assim que, de um homem idoso e sem vigor, nasceram milhões de pessoas cumprindo a promessa de Deus a Abrahão, de que a sua descendência seria tão numerosa como a areia do mar e as estrelas do céu. A fé verdadeira tem atos concretos, a fé que salva tem compromisso com Deus, fidelidade.

 

COLOQUE EM DISCUSSÃO

  1.  A fé verdadeira tem atos concretos, a fé que salva tem compromisso com Deus, fidelidade. Compartilhe um momento de sua vida em que você agiu assim e como Deus o respondeu.

 

  1. A fé é ter confiança em Deus no seu agir. Tem alguma área em sua vida que você ainda tem dificuldades em entregar para Deus? (Respostas variadas)

 

  1. Enoque, antes de sua transladação, teve a revelação sobre a vinda de Jesus e que Ele traria um grande juízo (Judas 1:14). Vivemos em uma geração ímpia e perversa, na eminência da volta de Jesus. Você tem se preparado para esse grande dia da volta de Jesus? (Respostas variadas)

 

  1. Noé proclamou a salvação de Deus, perseverou durante 120 anos pacientemente, construindo a arca, e foi salvo da água pela fé. Ele andou com Deus e foi o pregoeiro da justiça. Em quais pontos a sua fé se assemelha à fé de Noé?
  • Fé que leva justiça e persevera
  • Fé que busca a Deus
  • Fé que tem confiança da sua palavra
  • Fé que obedece e cumpre os propósitos de Deus
  • Fé que vive segundo as promessas de Deus
  • Fé que rejeita o espírito deste século
  • Fé que recusa os prazeres do pecado e suporta a perseguição

 

  1.  O que mais falou ao seu coração nesta mensagem? (Respostas variadas).

 

CONCLUSÃO

Desde o princípio, a salvação sempre foi pela fé. Abel, Enoque e Noé alcançaram de Deus a salvação através da fé o que os três têm em comum? Creram no que Deus tinha dito. Fizeram coisas que Deus determinou, creram nas promessas, ainda que não tivessem sido manifestadas, creram nas coisas que eles não viam, mas tinham a convicção e a certeza do cumprimento delas. Por isso tiveram a revelação do final dos tempos: a Enoque foi revelada a vinda de Jesus e o juízo de Deus sobre os ímpios; a Noé foi revelada a salvação através da água do batismo, que é a palavra (Jesus que nos lava e torna nossa consciência pura por meio da sua ressurreição). Jesus tem a última palavra sobre tudo e todos, de anjos e exércitos, Ele está com Deus e o que Ele diz acontece. Está escrito: o justo viverá pela fé. Viva pela fé e tenha uma vida plena e abundante em Jesus.


Aviso: Vem aí o Open 2019, de 2 a 5/03. Faça a sua inscrição - R$ 30,00.